As Resistentes

28-07-2017

Simply Serve Nature and All is Well 

Masanobu Fukuoka em The One-Straw Revolution


Desfeiteadas e desfiguradas, ano após ano, colho as suas dádivas. Não escondo a minha admiração por aquelas que não deixam cair os braços de tão mal tratadas e que do pouco que recebem muito entregam. 

Estas são as Resistentes!

Desta admiração nasceu o propósito de as propagar e difundir pelo Vale da Lande, preservando as características destes exemplares únicos. 

A propagação por estaca é um método simples, que permite obter plantas com as características da original. Margarida Costa

Em 2016 fiz a minha primeira tentativa de propagar as Resistentes. Preparei as estacas a partir de um ramo que cortei na limpeza da ameixieira e plantei-as, numa zona húmida do terreno, em frente à casa. Desta tentativa resultaram 4 novas ameixeiras que transplantei no início deste ano e que se estão a desenvolver bem.

Este ano fui mais ambicioso e fiz estacas a partir de ramos da ameixeira, abrunheiro, figueira, pereira e amendoeira. Com a pereira e a amendoeira não tive sucesso, pouco tempo depois da rebentação as estacas secaram, das restantes obtive mais uma mão cheia de estacas que "pegaram" e que irei transplantar no próximo ano.    

As resistentes não se destacam pela produtividade nem pelo tamanho dos frutos, tanto num caso como no outro são pequenos, destacam-se por dispensarem outros cuidados além dos proporcionados pela natureza e pelo intenso aroma e sabor dos seus frutos que perpassam para as compotas e outros preparados que as incluam. São árvores de genoma antigo, entre o bravo e o doméstico, bem adaptadas às vicissitudes do ecossistema do Vale da Lande

Além destas muitas mais teria de referir, apenas a minha compreensão limitada me impede de valorizar do mesmo modo o contributos das plantas que não se destinam à alimentação do humana.

Talvez, não tenha sido afinal, o sexto dia o mais inspirado da criação.

 Depois, Deus disse: «Façamos o ser humano à nossa imagem, à nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.» 27Deus criou o ser humano à sua imagem, criou-o à imagem de Deus; Ele os criou homem e mulher. 28Abençoando-os, Deus disse-lhes: «Crescei, multiplicai--vos, enchei e submetei a terra. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se movem na terra.» 29Deus disse: «Também vos dou todas as ervas com semente que existem à superfície da terra, assim como todas as árvores de fruto com semente, para que vos sirvam de alimento. 30E a todos os animais da terra, a todas as aves dos céus e a todos os seres vivos que existem e se movem sobre a terra, igualmente dou por alimento toda a erva verde que a terra produzir.» E assim aconteceu. 31Deus, vendo toda a sua obra, considerou-a muito boa. Assim, surgiu a tarde e, em seguida, a manhã: foi o sexto dia. Génesis



© 2017 Blog do Vale da Lande. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora