MULCH, MUlCH, MULCH!

31-08-2024

"A sucessão natural das espécies é o pulso da vida, o veículo em que a vida atravessa o espaço e o tempo" 

Ernst Götsch  


O que é o Mulch


Mulch é a cobertura do solo com qualquer material como por exemplo, folhas, palhas, cascas de fruta ou de árvores, aparas de madeira, pedras, vidro, etc.


Em quase todos os livros e artigos sobre a recuperação de solos, é nos recomendado fazer Mulch. Só o comecei a fazer depois de quase ter ficado com os joelhos queimados quando, numa tarde de sol, tive de me ajoelhar, para conseguir ver onde devia cortar o mato que crescia junto a uma árvore pequena.


Percebi, então, que o solo, nos dias de sol, atinge temperatura muito superior à da temperatura ambiente, chegando esta diferença aos 20 ºC, no caso de um solo nu, não sombreado e seco. Um solo não protegido, pelo mulch, do sol e do vento vai perder humidade mais rapidamente impedindo o desenvolvimento das plantas e animais que nele habitam (cadeia trófica).


No início para as minhas operações de mulch, utilizei estevas, que cortava com a tesoura de podar em pequenos troços com mais ou menos 10 cm, para colocar nas caldeiras das árvores. Foi um trabalho demorado e não muito eficaz porque os troços de esteva formam uma rede e não permitem uma boa cobertura do solo. Posteriormente adquiri um triturador para madeira que funciona acoplado ao trator e passei a utilizar para o mulch a estilha de ramos de árvores, nomeadamente ramos da poda dos eucaliptos que recolho nas proximidades.


Verifiquei que é necessária colocar uma camada com espessura de 5 a 6 cm de estilha para se obterem bom resultados na proteção contra a perda de humidade do solo. Com a utilização deste tipo de mulch foi possível reduzir as frequência das regas numa horta de 2 em 2 dias, frequência habitual no Alentejo, para uma vez por semana, porque a camada superficial do solo ainda se mantém húmida nesse intervalo, manter o desenvolvimento das árvores de fruto com intervalos de rega de 15 dias e de 1 mês no caso das jovens árvores florestais.


A manutenção de humidade no solo permite que não seja interrompida a atividade da cadeia trófica durante o período seco. O mulch feito com materiais vegetais é um alimento para esta cadeia contribuindo para a melhoria do solo, pelo aumento da incorporação de matéria orgânica, resultando num melhor crescimento das plantas.

Este ano, em que pela primeira vez usei o mulch na horta e fiquei surpreendido com os resultados no crescimento e produção de morangos e curgetes e com o crescimento das jovens árvores dos pistachios e pelo aspeto saudável das culturas.


Outra das vantagens do mulch é a redução da germinação de ervas, em consequência do obscurecimento do solo e instalação de uma camada que tem de ser ultrapassada para que as ervas consigam receber a luz do sol e crescer, esta camada e a manutenção de humidade no solo também facilita a sua monda.


São apontados como desvantagens do mulch, com manta orgânica morta, a absorção da água proveniente de pequenas precipitações (aguaceiros de curta duração) e dos orvalhos que, ao ser retida na manta morta, não chega ao solo, e o provável ( escrevo provável porque nunca o observei) desenvolvimento de doenças no colo das árvores pela manutenção de um ambiente húmido.

© 2017 Blog do Vale da Lande. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora